Este é um conceito que temos vindo a ouvir com mais frequência. Cada vez mais pessoas se preocupam com o que é a articulação da sua vida pessoal, familiar e profissional.

O que significa Work-Life Balance para cada um de nós?

Sabemos que o excesso de trabalho e o stress que daí advém é prejudicial para a nossa vida. Estão na base de diversos problemas de saúde, prejudicam relacionamentos e a felicidade no geral.

Ainda assim, o equilíbrio entre as esferas que compõem a nossa vida (em particular – a pessoal, a relacional e a profissional) pode parecer uma utopia para muitos de nós. Na verdade, trata-se de um exercício complexo de análise, reflexão e adaptação que implica (re)pensar toda a nossa vida, os nossos hábitos e rotinas e até os nossos valores.

Apesar do resultado deste exercício ser diferente para cada um/a de nós – na medida em que também os nossos valores e as nossas prioridades o são – existem alguns desafios que nos auxiliam a encontrar o nosso Work-Life Balance:

1. Reestruturar a nossa vida.

É comum cairmos no marasmo das rotinas, aceitando-as como se elas fossem uma imposição externa e não dependesse de nós fazer alguma coisa para as alterar. Sair da zona de conforto é difícil e o medo do desconhecido é um obstáculo que devemos ultrapassar para assumir as rédeas da nossa vida. Descobrir quais são os nossos verdadeiros valores é um excelente ponto de partida. Perceber o que torna a nossa vida mais simples e o que nos faz realmente felizes ajuda a encontrar alternativas e a delinear um caminho.

2. Começar com objetivos pequenos – um degrau de cada vez.

Encontrar o estilo de vida ideal para nós implica – certamente – fazer alterações estruturais nas nossas rotinas. Para construirmos este caminho temos de o entender como um conjunto de passos que vamos dando, cada um no seu ritmo. Por isso, traçar objetivos concretos e atingíveis é uma excelente estratégia para concentrar as atenções em cada momento, em cada passo que vamos dando. E daí por diante – passo a passo estaremos mais próximos da nossa meta. Tentar mudar tudo de uma vez é a receita para o desastre.

3. Apreciar cada conquista e agradecer.

Aprender a valorizar o que temos é, talvez, uma das ações mais significativas no equilíbrio entre as esferas da nossa vida, no Work-Life Balance. Assim, cada nova conquista, cada novo hábito criado, cada nova rotina implementada deve ser celebrada e lembrada. Agradecer ajuda a lembrar o caminho percorrido e a valorizar o que já conseguimos para tornar a nossa vida mais fácil e feliz.

4. Aprender a gerir o nosso tempo de forma consciente.

O equilíbrio entre as esferas da nossa vida assenta nas prioridades que definimos. Assim, é fundamental desenvolvermos as competências de gestão do tempo que nos permitem regular a forma como nos dedicamos às nossas diferentes atividades e tarefas, de acordo com o que são as nossas verdadeiras prioridades.

5. Limitar determinadas atividades (e até pessoas).

A procrastinação e os desperdiçadores de tempo são grandes entraves ao Work-Life Balance. Para podermos caminhar no sentido da nossa meta, do nosso estilo de vida ideal, é fundamental identificarmos os nossos principais obstáculos e tomarmos medidas. Uma das mais frequentes atitudes a repensar está diretamente relacionada com a utilização (frequentemente abusiva) das tecnologias.

6. Adotar uma atitude mindful na nossa vida diária.

Mindfulness pode ser descrita como a prática de prestar atenção ao momento presente, de forma intencional e sem julgamento. Ao permitirem a regulação da atenção através da observação dos pensamentos, emoções e estados do corpo, as práticas de mindfulness tornam-nos mais presentes, auxiliam a clareza e o foco, para além de diminuírem os níveis de stress e de ansiedade.

7. Manter sempre o foco.

Depois de percebermos e de interiorizarmos quais são os nossos valores e as nossas prioridades, é mais simples olharmos o caminho que temos pela frente. No entanto, é importante alimentarmos este desafio constante, transformando hábitos conscientes em rotinas que nos permitam um ótimo equilíbrio entre as nossas esferas.

E a si, que desafios lhe coloca o Work-Life Balance?

Venha conhecer as Oficinas 10dedosvalentes e descobrir mais sobre o tema.

©10dedosvalentes | SC | 2020