Para quem está em casa nesta nova realidade em que nos encontramos, cada dia que passa é mais um desafio. Mas será possível manter esta aventura como uma experiência pacífica?

Seja trabalhar remotamente ou conseguir manter crianças felizes sem sair de casa, mantermo-nos confinados ao espaço que habitamos 24 horas por dia (sete dias por semana) é uma árdua tarefa. Todos precisamos de encontrar formas de transformar as nossas rotinas e de criar novos hábitos que nos ajudem a superar os obstáculos que aparecem no caminho.

Precisamos de nos manter sãos, física e mentalmente. Precisamos de nos manter calmos e relaxados para que tudo o resto se mantenha estável e harmonioso.

Para todos que estamos a trabalhar em casa, eis algumas dicas que nos permitem manter a serenidade nestes dias mais caseiros:

1. Tornar a nossa casa no nosso lugar preferido.

Se vamos estar algumas semanas em casa, a tempo inteiro e sem oportunidade para grandes experiências no exterior, é importante dedicarmos algum do nosso tempo ao espaço que habitamos. Seja um pequeno apartamento ou uma moradia com espaços exteriores, é fundamental sentirmo-nos confortáveis. Podemos começar por fazer um levantamento dos melhoramentos possíveis para esta nova fase e realizá-los (dentro das nossas possibilidades).

2. Preencher o nosso tempo com coisas que gostamos de fazer.

Para mantermos um espírito positivo em circunstâncias tão adversas, é fundamental optarmos por fazer o que gostamos – sempre que nos é possível. Seja trabalho, sejam atividades familiares, sejam tarefas domésticas, todos nós temos uma série de coisas que gostamos de fazer e que podemos fazer em casa. Caso partilhemos o espaço com a família, é importante dividir as tarefas e podemos fazê-lo em função das que são mais adequadas e/ou agradáveis para as diferentes pessoas.

3. Construir ementas semanais.

Uma das tarefas mais difíceis deste momento que vivemos é a gestão do que comemos – quer pela qualidade, quer pela quantidade, quer pela diversidade. Fazer todas as refeições em casa tem tudo para ser divertido se o pensarmos dessa forma e o planearmos. Assim, fazer ementas semanais é uma das nossas maiores armas secretas, ajudando-nos em muitos aspetos: permite-nos experimentar receitas novas, incluir experiências culinárias em família, manter uma alimentação saudável ou construir uma lista para o supermercado.

4. Fazer exercício físico.

Para quem está habituado a utilizar equipamentos para fazer exercício (e.g., ginásios, piscinas, jogging pela cidade), estar em casa implica uma adaptação à realidade. Para quem não praticava exercício frequente, é uma oportunidade de tornar a vida mais saudável. O fundamental é utilizar as ferramentas que temos. Existem  aulas online, de diferentes modalidades, que podem ser realizadas nas nossas salas, nos nossos jardins ou nas nossas varandas. Podemos encontrar, também, muitas ideias online para construirmos os nossos próprios equipamentos para realizarmos os exercícios.

5. Desenvolver uma lista de coisas que podemos fazer em casa e construir um calendário de desafios diários.

Seja individualmente, seja em família, existem muitos pequenos desafios que podemos listar para tornar os dias mais interessantes e criativos. Podemos colocar em cada dia do calendário um desafio diferente e, depois, a cada dia, pô-lo em prática no momento certo.

6. Utilizar práticas de atenção plena (mindfulness).

Vários estudos têm vindo a provar que as práticas de mindfulness ajudam a reduzir os níveis de stress. A atenção plena permite-nos estar mais presentes nas nossas vidas, saindo do piloto automático, vivendo momento a momento, com consciência de tudo o que está a acontecer nas nossas vidas. Ajuda-nos a modificar as reações automáticas ineficazes que temos face às dificuldades do dia a dia, respondendo de forma mais equilibrada.

7. Encontrar algum tempo para descontrair.

Ouvir música, ler, desfrutar de um spa caseiro ou explorar os nossos hobbies são exemplos das mil e uma coisas que podemos fazer em casa para descontrair. Está na hora de encontrar algum tempo para esses pequenos presentes que podemos dar a nós mesmos.

Como relaxar em dias (mais) caseiros

Este é um momento incrível para refletirmos sobre muitos aspetos fundamentais na nossa vida, podendo ser um deles o significado do nosso estilo de vida ideal. Muitas destas dicas compreendem hábitos que podem ser transformados em rotinas a manter quando a normalidade regressar.

É possível enfrentar esta pandemia de uma forma positiva. Concorda?

Visite os nossos Projetos de Educação e Formação, também disponíveis online, através da plataforma Moodle.

©10dedosvalentes | SC | 2020