
Porque precisamos de reduzir o plástico? De que competências precisamos para levar uma vida com menos plástico? Como podemos reduzir o plástico no nosso dia a dia?
Estas são algumas questões pertinentes para todos aqueles que se preocupam não só com o ambiente, mas também com o seu papel na educação ambiental dos mais novos.
Todos queremos um futuro para as próximas gerações. Para isso, precisamos que as nossas pequenas pessoas se tornem adultos ambientalmente conscientes, herdeiros de uma cultura eco-responsável.
Aproveitando o #plasticfreejuly (julho livre de plásticos), importa refletir sobre o impacto dos plásticos nas nossas vidas – com especial atenção para os plásticos descartáveis. Relembramos que o plástico dura para sempre, mesmo quando se transforma em pedaços mais pequenos (até microplásticos). Acabamos por ingeri-lo através da água e da alimentação. Também sabemos como mata animais todos os dias, principalmente nos oceanos. Torna-se cada vez mais imperativo agir, promovendo a sustentabilidade do nosso planeta.
De que competências precisamos para levar uma vida com menos plástico?
Para levar a cabo esta transformação, existem algumas competências que são fundamentais e que convém ter presente para sustentar este compromisso:
- Resiliência: assim que nos dedicamos a alterar comportamentos é inevitável repararmos na quantidade de embalagens e produtos descartáveis que utilizamos diariamente. É fundamental treinamos a nossa resiliência para não desistirmos. Começar pelas alterações mais fáceis e não querer fazer tudo de uma vez é um excelente ponto de partida.
- Organização: ser eco-responsável exige muita organização. Desde toda a gestão de prioridades e possibilidades à organização dos recursos que temos em casa, estas competências são fundamentais para implementar seriamente uma mudança de comportamentos e um novo conceito de sustentabilidade. A organização de ementas semanais e a preparação de listas de compras são alguns pequenos detalhes que fazem a diferença nestas nossas novas rotinas diárias.
- Partilha: todas as nossas descobertas e conquistas são úteis em comunidade. Existe um mundo de opções e alternativas para cada situação com que nos deparamos – conversas com amigos e conhecidos, partilhas nas redes sociais e a própria internet são fontes inesgotáveis para darmos asas à nossa criatividade.
Como podemos reduzir o plástico no nosso dia a dia?
Importa, por isso, descobrir que novos comportamentos podemos ter para reduzir o plástico que consumimos diariamente, dando o exemplo e promovendo hábitos mais amigos do ambiente. Passamos em revista algumas ideias para promover a mudança de comportamentos:
- Recusar plásticos de utilização única, como palhinhas e outros utensílios descartáveis.
- Utilizar (sempre) sacos reutilizáveis: para as compras de supermercado, para as frutas e vegetais, para o comércio em geral.
- Utilizar garrafas de água reutilizáveis.
- Fazer compras avulso (começar com chá ou especiarias é uma boa ideia).
- Comprar embalagens XL ou produtos envolvidos em materiais amigos do ambiente (sem plásticos).
- No capítulo do vestuário, fazer compras/ escolhas informadas, prestando particular atenção às etiquetas: escolher matérias primas naturais (e.g., algodão, lã, seda) e evitar materiais sintéticos (e.g., polyester, acrílico).
- Nos produtos de limpeza/ higiene, utilizar receitas DIY (Do It Yourself – faz tu mesmo/a), muito eficazes para a utilização quotidiana.
- Rever o que já existe em casa. Pode ser um erro começar logo a investir em coisas para as quais já se tem alternativa.
Estas são apenas algumas das sugestões possíveis, entre as inúmeras existentes.
Vamos a isso?
©10dedosvalentes | SC | 2020