O bem estar e a felicidade, em todas as esferas da nossa vida – pessoal, relacional ou profissional constituem uma prioridade para si?

As competências emocionais são uma preocupação para si e para a sua organização?

As Oficinas de Gestão Emocional têm como meta o desenvolvimento consciente das competências emocionais. Para isso, construímos cada oficina partindo de uma introdução à literacia emocional para contextualizar a sua pertinência e a sua aplicação prática. Privilegiamos uma metodologia ativa, com estratégias pedagógicas que assentam em dinâmicas de ação, significativas e empoderadoras.

Nas Oficinas de Gestão Emocional consideramos importante trabalhar os objetivos definidos em conjunto com os nossos clientes, tendo por base uma análise das necessidades, vontades e possibilidades da situação individual.

Para isso, adequamos o itinerário da oficina:

  • à duração que melhor lhe convém;
  • aos conteúdos que lhe fazem mais sentido;
  • às pessoas que em realidade vão ser os destinatários desta iniciativa.

As Oficinas em Gestão Emocional 10dedosvalentes

As competências emocionais encontram-se muito associadas ao aumento do bem estar e da felicidade, em todas as esferas da nossa vida – pessoal, relacional ou profissional. Há uma variedade enorme de competências emocionais que desenvolvemos e/ou aperfeiçoamos através destas oficinas, entre elas:

Representa o ponto de partida da Inteligência Emocional. Consiste na capacidade de identificarmos as nossas emoções e o que as faz acontecer – as suas causas. Ao trabalharmos esta competência estamos a clarificar que emoções sentimos e porque as sentimos.

A par, refletimos sobre o Sentido da Vida (quais os valores e os objetivos de vida – o que nos move e qual o significado da nossa existência), reforçando a nossa Autoconfiança.

Sempre que possível, relacionamos esta competência com a Atenção Plena e a prática de Mindfulness.

Traduz a capacidade de gerir as emoções e os impulsos em situações de stress, de pressão ou de euforia. Uma vez identificadas as emoções, seremos capazes de lidar com elas, desativando as suas causas. Não conseguindo eliminar a origem das emoções, podemos refletir sobre elas e perceber se realmente fazem sentido.

A par, trabalhamos Autorregulação do Comportamento, eliminando a autopunição (o processo de repetição de pensamentos negativos) e o processo de julgamento (aceitando as emoções sem julgar).

Compreende a utilização das nossas preferências mais profundas para avançar e perseguir os nossos objetivos, para nos ajudar a tomar a iniciativa e ser altamente eficientes, fazendo face a contrariedades e frustrações. A motivação positiva é a chave para o sucesso de qualquer objetivo. Pode traduzir-se na paixão pelo trabalho por motivos que não o dinheiro e o status, pela propensão em perseguir objetivos com energia e persistência, pelo forte impulso para alcançar objetivos, pelo otimismo diante do fracasso, pelo comprometimento com a tarefa.

A par, trabalhamos o Otimismo, o Pensamento Positivo (a promoção de um pensamento com mais luminosidade, tanto para o bem como para o mal) e a Atitude Positiva (a possibilidade de encontrarmos aspetos positivos em todas as situações e circunstâncias, mesmo nas mais negativas), a Bondade e a Gratidão.

Sempre que possível, relacionamos esta competência com a Programação Neuro Linguística.

Pressupõe sermos capazes de nos desafiarmos a superar os nossos padrões, procurando o aperfeiçoamento e a excelência. É fundamental para a definição de metas desafiadoras e de riscos calculados.

A par, trabalhamos o Empowerment, que nos permite ser capazes de tomar as nossas próprias decisões e viver a nossa vida da forma que achamos mais correta. Trabalhamos, também, a  Autoexpressão, potenciando a capacidade de mostrar e partilhar a nossa verdadeira essência com os outros.

Encontra-se subjacente a definição de um plano, de forma a progredir com sucesso no objetivo de melhorar a nossa performance, organizando a vida de forma a dar espaço ao desenvolvimento de novas competências.

Consiste na capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, reconhecendo o que está a sentir, também através dos seus Sinais Não Verbais e da Linguagem do Corpo.

Desenvolvemos o reconhecimento das emoções da outra pessoa através da compreensão da sua constituição emocional. Captar os estados emocionais da outra pessoa permite-nos reagir de forma apropriada socialmente, entendendo o motivo das suas emoções e respondendo de acordo com as suas reações emocionais.

Caracteriza-se pela flexibilidade de atuar perante as mudanças, aceitando com abertura novas situações, ideias e abordagens. 

A par, trabalhamos a Tolerância, a Resiliência e a Gestão do Stress.

Sempre que possível, desenvolvemos a capacidade para ultrapassar evitamentos e tolerar sentirmo-nos rejeitados, mantendo uma auto-imagem positiva, mesmo face a uma rejeição social.

Traduz a compreensão e assimilação das dinâmicas subjacentes a um determinado grupo de relacionamentos, identificando os seus influenciadores e as suas redes de relações.

Sempre que possível, trabalhamos também a Consciência Organizacional, diretamente relacionada com a cultura e os valores da organização.

Consiste na participação ativa no desenvolvimento da equipa e na persecução das suas metas, individuais e coletivas. Incorpora a competência para gerir relacionamentos e criar redes, a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades.

A par, trabalhamos a Cooperação e a Assertividade.

Corresponde à capacidade em ajudar as outras pessoas a superarem situações emocionais tensas. É necessário, para isso, compreender as relações interpessoais, lidar com os desacordos, resolver conflitos e levar as pessoas a perseguirem juntas o objetivo comum. O talento para mediar previne conflitos ou resolve aqueles que subitamente aparecem.

Refere-se à habilidade em provocar um impacto positivo nos outros, de persuadir e convencer de forma a obter o apoio necessário para as nossas iniciativas. Pressupõe o estabelecimento de contacto com os outros, reagindo às suas emoções e influenciá-los, positivamente.

Corresponde à inspiração e ao contágio do grupo a partir de emoções positivas, de forma a extrair o melhor de todos os elementos e obter os melhores resultados. Caracteriza-se pela eficácia para liderar a mudança, pela persuasão, pela experiência em construir equipas e liderá-las. A liderança inspiradora é facilmente sentida por todas as pessoas, transmitindo confiança, união, espírito de equipa e propósito. Uma equipa com estas características é, também, mais criativa e espontânea, capaz de assumir riscos calculados.

A par, trabalhamos a Cooperação e a Organização de Grupos, o Foco em Objetivos e o Processo de Melhoria Contínua.

As Oficinas de Gestão Emocional 10dedosvalentes diferenciam-se por facilitar o desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua, nas esferas pessoal, relacional e profissional – o PAPEL (Plano de Ação Pessoal, Emocional e Linguístico)

Quer saber mais?

Para solicitar mais esclarecimentos sobre as Oficinas de Gestão Emocional, contacte-nos através de training@10dedosvalentes.com.

Descubra outros serviços 10dedosvalentes: