Passaram dois meses desde o início do confinamento. E agora?

# Investir no futuro enquanto (ainda) se teletrabalha

Apesar da abertura gradual do comércio e dos serviços, muitos de nós continuamos a trabalhar a partir de casa.

Para quem ainda continua a desenvolver a sua atividade em teletrabalho, este é o momento perfeito para fazer um balanço da fase que estamos a atravessar e encontrar um equilíbrio entre o que tínhamos antes da pandemia e o que poderemos ter depois.

É possível vermos a luz no fundo do túnel se formos capazes de nos adaptar e compreender as alterações (mais ou menos profundas) que estão a ocorrer no nosso meio profissional.

E como podemos adiantar-nos num mercado tão incerto?

Eis algumas sugestões para investir no futuro, enquanto continuamos a trabalhar em casa:

1. Rever e atualizar as vias de demonstração do nosso trabalho.

Exemplos como o portfólio, o currículo, o perfil do LinkedIn e/ou outras plataformas de trabalho online assumem uma importância enorme na nossa esfera profissional. Ao revermos os nossos dados, estamos também a passar em revista as nossas competências, a rever o nosso histórico académico e profissional e a (re)abrir portas para novos investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional.

2. Explorar ferramentas que aumentem a nossa eficácia no futuro.

Todos nós temos algumas ferramentas há espera de uma oportunidade para as explorar: agora é o momento. Caso a nossa atividade profissional envolva o trabalho em equipa, a exploração das ofertas de comunicação virtual poderão ser um importante investimento de tempo.

3. Desenvolver formação online (e-learning) que nos permita aperfeiçoar competências.

Muitas vezes acontece não sabermos por onde começar: estão a ser dinamizados muitos webinars (alguns gratuitos) que nos permitem descobrir potenciais competências a desenvolver e partilhar experiências, práticas e reflexões profissionais.

4. Refletir sobre as nossas rotinas e os nossos hábitos.

Esta altura está a ser fantástica para descobrimos aspetos nesta nova rotina que nos agradam e queremos manter. A par, também percebemos hábitos da antiga vida aos quais já não queremos retornar. Talvez esteja na altura de reorganizar a nossa vida profissional e encontrar um equilíbrio mais interessante entre as várias esferas.

5. Definir prioridades.

Querer fazer tudo ao mesmo tempo tende a correr mal. Por isso, o ideal é definirmos toda a nova organização que desejamos para a nossa vida e implementá-la por etapas.

Iniciadas as medidas de desconfinamento, torna-se um pouco mais claro que a realidade (pessoal e laboral) se está a alterar.

Já dedicou algum tempo a compreender qual o impacto da pandemia na sua vida futura?

Visite os nossos Projetos de Educação e Formação, também disponíveis online, através da plataforma Moodle.

©10dedosvalentes | SC | 2020