Atualmente falamos muito no trabalho de equipa, nas suas potencialidades e nos seus desafios. Mas já pensou porque é que é tão importante trabalhar (bem) em equipa?
Quando abordamos uma equipa de trabalho damos atenção a um conjunto de pessoas que interagem profissionalmente – na medida em que estão conscientes umas das outras e da sua existência enquanto unidade. Para o seu bom desempenho, é necessário que exista coesão grupal e um fim comum, regido por normas definidas.
De facto, a realidade tem-nos demonstrado que, dentro das organizações, existem diversos aspetos comportamentais que podem ser melhorados quando os elementos que as constituem aplicam as suas competências de trabalho de equipa.
Eis sete razões que nos levam a privilegiar o trabalho de equipa:
1. Garante que a comunicação flui e é eficaz entre os membros de uma organização.
A comunicação funciona como um dos pilares do trabalho de equipa; por isso, quando falamos de trabalho de equipa falamos inevitavelmente de uma comunicação eficaz. Quando a equipa funciona, cada um/a dos membros que a constituem consegue comunicar de uma forma eficaz, direta e aberta, todos os dias e de todas formas. Treinar e aplicar as competências comunicacionais, verbais e não verbais, é uma dos melhores e mais produtivas formas de garantir a eficácia e a eficiência das equipas.
2. Promove a transparência, a confiança e a responsabilidade – individual e coletiva.
A coesão que existe nas equipas de trabalho saudáveis potencia a transparência entre os seus diferentes membros. Quando acreditamos nas pessoas com quem partilhamos o nosso trabalho a confiança aumenta, o que favorece a responsabilidade que cada um/a assume e espera da equipa.
3. Possibilita a diversidade e alimenta a criatividade, transformando a equipa num grupo forte e produtivo.
Aceitar as diferenças e apreciar a diversidade de ideias são características de equipas de trabalho fortes e produtivas. O trabalho de equipa potencia a criatividade, o que nos torna mais predispostos para as tarefas em desenvolvimento, aumenta a nossa produtividade e ajuda-nos a lidar com a mudança de forma positiva. Uma estrutura sólida coloca o seu foco nos pontos fortes de cada elemento e equilibra as necessidades e possibilidades da equipa como um todo.
4. Permite definir objetivos e metas, de forma a clarificar a direção a seguir.
Uma equipa de trabalho coesa e consciente das suas características – individuais e coletivas – está mais bem preparada para definir objetivos realistas e operacionais. Em equipa é, assim, mais simples clarificar o propósito do trabalho e definir o caminho a seguir.
5. Promove o foco no processo – e não nas tarefas, promovendo uma liderança mais segura, assente num entendimento partilhado.
Sempre que falamos de trabalho de equipa eficaz, falamos de lideranças de excelência e qualidade, com foco nos processos e não nas tarefas. O papel dos líderes não se prende apenas pelo estabelecer de regras; passa também por perceber e clarificar o papel de cada um/a desde o início, participando ativamente no processo de desenvolvimento pessoal e coletivo. Ao facilitar a organização e a transparência entre todos, promovemos a consciencialização dos diferentes papeis e, assim, também das responsabilidades individuais e coletivas.
6. Facilita o reconhecimento e a recompensa pelo investimento feito, aumentando a motivação e a realização.
Um trabalho de equipa de qualidade promove o reconhecimento das conquistas das pessoas e do grupo. Reconhecer e recompensar não só aumenta a motivação individual e coletiva, como promove a autoconfiança e a própria coesão grupal.
7. Potencia a partilha e o relacionamento interpessoal, alavancando o bem-estar coletivo.
O trabalho de equipa é mais agradável que o trabalho solitário, regra geral. O estabelecimento de relações interpessoais permite uma maior satisfação no trabalho e, portanto, uma motivação também maior.

Uma dica: Para potenciar o conhecimento dos diferentes membros das equipas temos ao nosso dispor exercícios de teambuilding (tanto indoor como outdoor), que transportam as pessoas para diferentes contextos e potenciam a coesão grupal.
Por em prática as principais competências do trabalho de equipa é um desafio constante e exigente; no entanto, o retorno é tão gratificante como animador.
Vamos apostar mais no trabalho de equipa e no aperfeiçoamento das competências das nossas equipas de trabalho?
Descubra os nossos Projetos de Educação e Formação, também disponíveis online, através da plataforma Moodle.
©10dedosvalentes | SC | 2020