Conhece bem as suas emoções mais comuns? Como as descreve em palavras simples? Que acontecimentos e que pessoas estão presentes quando se sente dessa forma?
Sabemos hoje que as pessoas que conhecem melhor as suas emoções lidam melhor com elas e, por isso, também são capazes de gerir melhor a sua vida, tomando decisões com maior segurança.
Olhar para dentro constitui o primeiro passo para conseguirmos este bem-estar. Significa trabalhar o autoconhecimento e a autoconsciência.
Conhecer as nossas emoções visa o reconhecimento de como estas afetam o nosso desempenho. Significa a análise e estabelecimento da ligação entre o que pensamos, sentimos e a forma como agimos. Pressupõe uma autoavaliação precisa das nossas forças e limitações e a confiança nas capacidades e valores próprios.
O autoconhecimento é vital para a consciência das nossas emoções no momento exato em que elas ocorrem. É necessário refletir sobre a nossa própria história de vida e entender as experiências que marcam as nossas respostas emocionais.
A autoconsciência – o reconhecimento de um sentimento enquanto ele está acontecer – é a pedra base da inteligência emocional. A abertura para sentir, a disponibilidade para reconhecer e a consciência para gerir e utilizar as nossas próprias emoções constituem a base do reconhecimento que fazemos das emoções dos outros e do relacionamento que temos com o mundo ao nosso redor.
“Todas as emoções são, em essência, impulsos para agir, planos instantâneos para lidar com a vida que a evolução nos infundiu.”
Daniel Goleman, 1995
©10dedosvalentes | SC | 2021