
Alguma vez refletiu sobre a forma como as suas ações, enquanto profissional da formação, traduzem boas práticas de Igualdade de Género?
Na sua opinião, as suas ferramentas e os seus procedimentos formativos estão de acordo com as normas europeias no que diz respeito à Igualdade de Género?
No panorama atual, a Igualdade de Género é uma temática que carece ser pensada e integrada em todos os aspetos intimamente ligados à atividade formativa. A qualificação de jovens e adultos/as, seja para a (re)inserção na vida profissional, seja para melhoria de conhecimentos, aptidões e competências, necessita estar assente numa política que inclua esta vertente, de forma a promover e potenciar atitudes que alterem a frequente discriminação entre géneros.
As oficinas de Igualdade de Género, destinada à formação de profissionais da formação, inserem-se nesta linha de orientação e visam a alteração de atitudes e comportamentos, tendo em vista o reconhecimento e o exercício pleno da igualdade de género nas esferas pessoal, profissional e social.
Assim sendo, procuramos valorizar a atividade dos/das profissionais da formação, contribuindo para o aperfeiçoamento das suas funções (com especial incidência na gestão, coordenação e dinamização de momentos formativos). Promovemos a reflexão através do conhecimento de novas formas de operacionalizar os seus instrumentos de trabalho, bem como o estímulo do empenho na formação de novas mentalidades, assumindo a diferença entre os sexos e reclamando a igualdade de direitos e deveres face à sociedade em que vivemos.
Apresentamos os vários os momentos que compõem as Oficinas de Igualdade de Género, com uma carga horária que pode ser variável, conteúdos programáticos ajustáveis e objetivos pedagógicos definidos em função das necessidades, vontades e possibilidades dos nossos clientes:
A Igualdade de Género no Contexto Formativo
Conteúdos Programáticos
- A formação para a igualdade e igualdade de oportunidades no presente contexto nacional;
- Principais problemas e potencialidades relacionados com a introdução da igualdade de género na prática dos profissionais da formação;
- Conceito de género, identidade/ diferença, igualdade/ desigualdade e a emergência da igualdade de género.
[/pane]
Objetivos Pedagógicos
- Compreender a realidade subjacente à vivência individual, face à temática da igualdade de género;
- Reconhecer a importância do papel da formação na promoção do debate crítico acerca da relação sexo/género, em jovens e adultos;
- Desenvolver competências para um desempenho crítico e fundamentado relativamente à temática da igualdade de género, enquanto profissional da formação.
Carga Horária
3 horas
Contribuir para a mudança
Conteúdos Programáticos
- Direitos de cidadania: o processo histórico e a luta das mulheres pelas suas reivindicações específicas;
- O papel da formação na reestruturação de valores e o seu contributo para o desenvolvimento social;
- Instrumentos para a igualdade de género:
- Ações positivas,
- Estratégia de mainstreaming,
- Auditoria de género;
- A formação como medida positiva na aplicação de novas práticas e estratégias para a mudança qualificada da participação das mulheres no trabalho e na sociedade.
Objetivos Pedagógicos
- Identificar o desenvolvimento social com o processo histórico, dando visibilidade à ação e participação das mulheres nesse processo;
- Reconhecer a importância das metodologias ativas de compreensão e estruturação de valores, crenças, atitudes e comportamentos.
Carga Horária
3 horas
Os Estereótipos de Género associados à Comunicação, Linguagem e Relacionamento no Contexto Formativo
Conteúdos Programáticos
- Conceitos de estereótipo e estereótipo de género;
- Os papéis sociais de género como construções sociais mutáveis.
- A linguagem como construção de identidade;
- O contributo que os materiais tecnicopedagógicos podem assumir na construção das imagens e dos papéis ligados ao género.
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre o enquadramento teórico do conceito de estereótipo e as suas consequências na igualdade de género;
- Desenvolver competências para a promoção da igualdade de género ao nível das práticas de gestão, coordenação e dinamização de formação;
- Desenvolver competências que permitam corrigir aspetos discriminatórios no processo de comunicação, nos materiais tecnicopedagógicos e nos espaços de formação.
Carga Horária
12 horas, distribuídas por 3 dias
Construção do Plano de Ação Pessoal e Profissional
Conteúdos Programáticos
- Apreciação crítica das temáticas abordadas;
- Transferibilidade para a prática em contexto de gestão, coordenação e dinamização de formação;
- Perspetivas de continuidade de formação.
Objetivos Pedagógicos
- Realizar o balanço das aprendizagens efetuadas e das reflexões desenvolvidas;
- Desenvolver um plano de ação pessoal e profissional, tendo em vista o processo de melhoria contínua das práticas formativas.
Carga Horária
2 horas
Para solicitar mais esclarecimentos sobre as Oficinas para Profissionais da Formação/ Igualdade de Género, contacte-nos através de training@10dedosvalentes.com