Enquanto ferramenta do dia a dia, a Gestão do Tempo apresenta-se como um importante fator diferenciador na melhoria da qualidade das nossas vidas. Prima pela vantagem de ser extensível às várias esferas – pessoal, familiar e profissional.
Todos sabemos que, independentemente da forma como o fragmentemos, o dia terá sempre 24 horas. De facto, o que podemos fazer é trabalhar no desenvolvimento de um conjunto de competências que nos permita transformar essas 24 horas em algo produtivo, eficaz e agradável.
Mas será mesmo assim? Que vantagens nos trazem essas competências associadas à gestão do tempo?
Para demonstrar a pertinência deste tema para a vida de todos nós, deixamos 10 razões que ajudam a perceber o impacto da gestão do tempo:
1. Aumenta a confiança.
A gestão consciente que fazemos do nosso tempo é responsável pelo aumento da nossa confiança: permite-nos planear o que temos para fazer, incluindo o nosso tempo pessoal (me-time). Para além disso, o facto de sermos capazes de garantir que temos tudo feito a tempo e horas torna-nos mais descansados e tranquilos, confiantes de que somos capazes de cumprir com os nossos objetivos e compromissos.
2. Torna o trabalho gratificante.
É comum pensar-se que a gestão do tempo se cinge a ferramentas informáticas, listas de tarefas e afins, mas a verdade é que vai muito para além disso. Tudo começa com a definição de planos de ação, objetivos e prioridades, que assentam nos valores de cada um/a de nós. É por isso que, quando temos consciência do que fazemos – e que o fazemos de forma consciente – nos sentimos confortáveis com os nossos resultados e transportamos esse bem-estar para todas as esferas da nossa vida.
3. Aumenta a produtividade e a eficiência (fazer mais com menos).
Uma consequência direta da aplicação das nossas competências de gestão do tempo é o aumento da produtividade e eficiência profissional. São estas competências que nos permitem terminar as tarefas certas no tempo estipulado, sem comprometimento da qualidade do trabalho desenvolvido, tendo em conta a priorização dessas tarefas de acordo com a sua importância e urgência. Desta forma, garantimos que não estamos nem a trabalhar em maior quantidade, nem para além do tempo previsto, mas sim de forma mais inteligente.
4. Acaba com as indecisões.
As indecisões são, na realidade, um desperdiçador de tempo do qual muitos de nós não têm consciência. Quando organizamos o nosso trabalho em torno de planos, objetivos e listas de tarefas devidamente priorizadas estamos a fazer com que esses momentos não tenham espaço para acontecer e, assim, acabamos por ganhar tempo.
5. Permite ter o trabalho pronto a tempo e horas.
Se nos dedicarmos a investir no planeamento das nossas ações, acabamos por terminar as nossas tarefas mais cedo, atingindo os nossos objetivos conforme planeado. Estamos também a prevenir potenciais erros e desvios que nos obrigarão a refazer trabalho ou investir tempo desnecessário. Tendo um caminho traçado é mais fácil definirmos o trilho a seguir.
6. Melhora a reputação.
As pessoas que sabem utilizar o seu tempo de forma inteligente têm tendência a ser conhecidas por isso. Se formos pessoas de quem se sabe o que esperar, tanto no trabalho como na vida, melhoramos a nossa reputação na medida do que fazemos, como fazemos e quando o fazemos.
7. Aumenta as oportunidades de evolução na carreira.
Quando gerimos bem o nosso tempo estamos alinhados com os nossos objetivos e com as nossas tarefas, cumprindo os prazos estipulados. Ao conseguirmos estar conscientes do nosso tempo, as nossas competências também são otimizadas e conseguimos potenciar as nossas oportunidades de sobressair e, assim, conseguir ter mais possibilidades de evoluir.
8. Reduz o stress e a ansiedade.
É comum sentirmo-nos ansiosos e stressados, quer na esfera profissional, quer nas esferas pessoal e familiar, quando o número e a dimensão das tarefas que temos para desempenhar é enorme. O facto de dominarmos as competências de gestão de tempo permite-nos estar mais conscientes da importância e urgência de cada uma das tarefas e, assim, conseguir ordenar o seu desenvolvimento sem prejuízo de nenhuma das partes. Também a categorização das tarefas – outra mais-valia associada à gestão do tempo – permite-nos ter alguma tranquilidade na hora de saber o que fazer com cada ação a desenvolver.
9. Permite ter mais energia para… tudo.
As competências para gerir o tempo não só nos permitem sermos mais produtivos e eficientes, como também permitem que as coisas que temos para fazer (mesmo que imensas) nos desgastem menos. Ou seja, Despendemos menos energia em decisões que já não precisamos de tomar, em trabalhos que já não temos de refazer, em desvios que já não temos de colmatar. Esta é uma das razões que nos permite ter mais energia, aliada ao facto de o stress do dia-a-dia também ser menor e, portanto, menos consumidor.
10. Permite ter mais tempo para as coisas de que gostamos.
Em muitas ocasiões ouvimos lamentações sobre como as dinâmicas atuais consomem o tempo das pessoas e não lhes permitem ter oportunidade para fazer o que mais gostam, seja estar com a família e amigos, seja praticar um desporto, ter um hobby ou viajar. A possibilidade de gerirmos o nosso tempo permite-nos criar as nossas próprias dinâmicas e, assim, ganhar tempo, de facto. Regrando o que temos de fazer, conseguimos priorizar e distribuir as nossas ações de forma a estarem definidas para determinados momentos, compensando-nos com o restante tempo para o que mais gostamos.
Em muitas ocasiões somos levados a pensar que temos todo o tempo do mundo, mas, na verdade, tudo o que fazemos ocupa tempo. Apesar de assumir diferentes significados ao longo das nossas vidas, o tempo é um elemento que se gasta e não se recupera; é um recurso limitado e, por isso mesmo, precioso.
Venha conhecer os nossos Projetos de Educação e Formação, também disponíveis online, através da plataforma Moodle.
©10dedosvalentes | SC | 2019