Celebra-se hoje o Dia Internacional da Felicidade. Mais do que nunca, é fundamental comemorar esta data e falar sobre felicidade, verdade?
O caminho da felicidade depende do que cada um de nós faz dele. É um facto que existem muitas coisas que não controlamos e a condição em que nos encontramos atualmente é mesmo a prova disso.
Mas a felicidade é também o resultado de um processo sobre o qual temos uma palavra a dizer. A nossa determinação, resiliência e otimismo podem auxiliar a determinar o entendimento que damos a cada fenómeno na nossa vida e a forma como vemos o nosso copo: meio cheio ou meio vazio.
Todos vivemos tempos difíceis, o que torna ainda mais importante encontrarmos estratégias para continuarmos a viver o dia a dia com esperança e alegria.
Eis algumas dicas neste sentido:
1. Parar para refletir sobre os nossos valores e o nosso propósito de vida.
Com muita facilidade entramos numa espiral de rotinas e correrias que nos deixam pouco espaço para pensar sobre o que valorizamos verdadeiramente na nossa vida. O que consideramos mais significativo para nós e para os que nos rodeiam, para a sociedade e para o planeta: são estes alguns pontos importantes em que nos podemos focar, aproveitando as características e os impactos globais deste momento tão singular.
2. Aceitar recomeços e não cair na apatia.
Os recomeços podem ser coisas boas – e são-no com muita frequência! Aceitar a mudança é o primeiro passo para alterarmos hábitos e descobrimos o que melhor cada situação tem para nos oferecer.
3. Encontrar as nossas melhores rotinas (e fazer por mantê-las).
Olhar a vida com novos olhos permite-nos descobrir novas formas de lidar com o nosso dia a dia e criar rotinas novas. Esta é uma excelente oportunidade para encontrarmos os nossos pontos fortes, tirando o melhor partido deles.
4. Manter o contacto com a nossa rede de relacionamentos.
Todos nós estamos rodeados de pessoas que são importantes para nós – cada qual à sua maneira. O momento que vivemos permite-nos estar em contacto virtual (quando o físico não é possível) com todos. Porque é fundamental o contacto social para o nosso equilíbrio emocional, podemos aproveitar esta altura para falar com os que nos são mais próximos, mas também com aquelas pessoas que não falamos há uma eternidade por falta de tempo.
5. Aprender coisas novas.
Quantas coisas gostaríamos de aprender mas nunca tivemos tempo para isso? Esta é a altura. Para quem tem filhos pequenos, é também uma excelente forma de enriquecer relacionamentos e promover aprendizagens significativas!
6. Tratar de nós.
Manter os nossos cuidados pessoais habituais é muito importante. Para que possamos estar despertos, atentos e ativos precisamos de manter as nossas rotinas saudáveis (ou até refletir sobre novas rotinas mais saudáveis), como a alimentação cuidada, o exercício físico, a hidratação ou as rotinas de sono.
7. Encontrar inspiração.
Quando temos a oportunidade de descobrir coisas novas e refletir sobre as nossas próprias práticas quotidianas é comum procurarmos pessoas e coisas que nos inspiram. É fundamental aproveitar o que de melhor este momento nos leva a conhecer e não deixar que o ímpeto inicial se desvaneça.
8. Fazer aperfeiçoamentos.
Quando sabemos o que queremos é mais fácil saber o caminho a seguir. Em jeito de síntese, esta é a oportunidade perfeita para refletirmos sobre o nosso estilo de vida ideal e encontrar o nosso caminho para a felicidade.
A realidade dura do momento que vivemos é um facto. Apesar de todas as contrariedades que vamos encontrar neste caminho que fazemos juntos, é possível encontrar a felicidade todos os dias. Vamos lá ser felizes?
Descubra os nossos Projetos de Educação e Formação, também disponíveis online, através da plataforma Moodle.
“A raiz básica da felicidade está nas vossas mentes – outras circunstâncias não são mais do que adversas ou favoráveis.”
Matthieu Ricard
©10dedosvalentes | SC | 2020